Como começar um Bullet Journal


O QUE É?

O Bullet Journal, que a gente chama carinhosamente de BuJo, é um sistema de organização criado por Ryder Carroll, que é como se fosse uma agenda + caderno de anotações + tudo o que você quiser. Ele é incrível porque é você quem vai montar de acordo com o que você quiser que ele tenha. Daí, em vez de você ter um sketchbook, um diário, uma agenda, listas de compras anotadas em papéis soltos etc, você vai ter um caderno só com tudo, que vai ser seu Bullet Journal.

O QUE PRECISA PARA COMEÇAR?

Absolutamente qualquer caderno, uma caneta e um pouco de tempo para montar. Só isso. Coisas que todo mundo tem em casa.

O BASICÃO DE UM BULLET JOURNAL

A estrutura básica de um BuJo é um índice, a key/legenda, um planejamento futuro, um planejamento mensal e um planejamento diário.

Índice

O índice do Bujo funciona como índice de livro de escola mesmo: nele você coloca o que que tem em cada página.
Se o seu caderno não for numerado, numere as páginas dele, assim você pode colocar as seções no índice para ficar mais fácil de encontrar cada coisa depois.
Meu índice:


Key/Legenda


Na seção da legenda você coloca o que cada símbolo do sistema vai significar dentro do seu Bullet. Os mais comuns são esses:
• - tarefa a fazer
o - evento ou compromisso
x - tarefa completada
> - tarefa adiada
 — —  tarefa cancelada


via
Eu uso pontinho no meu Bujo pra tudo. Quando concluo, cancelo ou adio a tarefa, eu só risco ela e é isso aí. Então, pra mim, a legenda é uma página inútil, mas se você tem um símbolo para cada coisa, que é o que a galera normalmente faz, vale a pena fazer.

Planejamento Futuro

Nessa seção você vai escrever as coisas que você tem para fazer no futuro, a longo prazo. Você pode fazer do jeito que quiser, mas a recomendação é separar o período de tempo em meses e anotar em cada um os eventos futuros ou coisas que você vai fazer nele, como uma viagem em dezembro, sendo que estamos em agosto.
Eu faço meu planejamento futuro com 12 meses que é o "prazo de validade" dos meus Bullet Journals. Acho que essa é a forma mais comum, tanto que já vi gente chamando essa seção de year in a glance (ano em uma olhada). Mas, você pode fazer com quantos meses quiser ou se não quiser colocar os meses e colocar bimestres, trimestres, semestres, você pode também. O negócio é fazer do jeito que vai funcionar pra você.

Planejamento Mensal

No planejamento mensal, ou monthly log, você escreve tudo o que tiver de importante para aquele mês, como eventos, consultas, datas de provas, etc.
Tem várias formas de você faz isso, olha algumas que eu já fiz e aprovei:

  • você pode fazer uma tabela em que cada quadradinho é um dia e dentro de cada dia você coloca o eventos;
  • você pode fazer uma lista com os dias e ao lado do dia você escreve o que tem de importante no dia;
  • você pode fazer um calendário, marcar o dia em que tem alguma coisa e embaixo escrever o dia e o que precisa ser feito, como numa legenda.

É legal você manter as informações sobre aquele evento bem breves, de preferência colocar só o que que é mesmo.

Esse foi meu mês de agosto do ano passado
Eu não uso o monthly log mais porque coloco todos os eventos no planejamento futuro e as coisas para fazer no meu planejamento semanal. No início de cada mês, eu coloco um calendariozinho do mês, metas do mês, frases que me inspiram, etc.

Planejamento Diário

Aqui é onde você vai anotar tudo o que precisar fazer e usar os símbolos da legenda. Você pode um dia por página, uma semana por página, dois dias por páginas, vai muito da sua necessidade, o que importa mesmo é anotar as tarefas e realmente fazer o que está anotado ali.
Eu uso uma semana por página e cabe tudo o que eu preciso, mas se você precisar de mais espaço é legal usar mais páginas para uma semana.

Fugindo do básico (Collections)

As Collections (coleções) são páginas que fogem das 5 básicas criadas pelo Ryder.  É nessa "parte" que você vai colocar os livros que você quer ler e os filmes que você já viu esse ano. Elas não precisam ficar em nenhum lugar específico, pode ser entre uma semana e outra, ou pode ter uma sessão toda de listas.
Me incomoda ter os logs (aquelas seções básicas) com as listas no meio, mas não tem jeito com um caderno norma, por isso, meu próximo Bujo vai ser um caderno argolado da Caderno Inteligente ou da Staples.


Algumas ideias de páginas que podem estar no seu Bullet Journal:
  • Capa
  • Controle de hábitos (habit tracker)
  • Lista de compras
  • Lista de desejos (wishlist)
  • Livros lidos
  • Livros pra ler
  • Controle de humor (mood tracker)
  • Filmes assistidos
  • Filmes para assistir
  • Aniversários
  • Horários da escola/faculdade
  • Cronograma de estudos
  • Nomes das matérias / nomes dos professores / contatos
  • Rotina fitness
  • Planner de refeições (meal planner)
  • Uma frase por dia (a quote a day)


F.A.Q

- Qual o melhor caderno?

Esse é meu Bullet Journal agora. Eu mesma fiz o caderno e bordei a capa
Os cadernos mais populares para Bullet Journal são o quadriculado e o pontilhado, mas o que eu mais gostei foi o quadriculado. Já tive Bujo em caderno pautado também, não recomendo se você for desenhar muito nele, senti que as linhas atrapalham nisso, ou se você pretende fazer muitas tabelas porque o guia fornecido pelos pontos (ou quadrados) faz muita falta nessa hora. Mas, se sua ideia é fazer algo mais simples, o caderno pautado atende muito bem também, além de ser o que você encontra pelo melhor preço.

- Caneta ou lápis?

O ideal é escrever com caneta porque o lápis, com o tempo, ele apaga naturalmente. Daí, se você precisar voltar numa informação mais antiga, ela pode não estar mais lá.

- No papel ou digital?

Vai muito da sua necessidade e vontade porque a forma de fazer é basicamente a mesma. Eu passo o dia inteiro no computador e prefiro o analógico, com papel e caneta, mas cheguei a fazer esse digital no OneNote:


Se você preferir um Bullet Journal Digital, a Jeniffer mostrou o dela, feito no Evernote.
Ps. tanto o Evernote como OneNote são ferramentas gratuitas!

- Precisa ser muito decorado?

O seu Bullet Journal só precisa ser cheio de coisinhas coladas e desenhadas se você tiver vontade, tempo e paciência pra isso. Não adianta nada você querer ter um caderno super decorados, se isso não vai funcionar para o que você precisa.

- Ver o Bujo Original

Eu recomendo vocês darem uma olhada no site criado pelo Ryder Carroll, que é o "inventor" do Bullet Journal. Ele dá outras dicas por lá e tem muita informação para quem quer adotar o sistema.

- Precisa colocar identificação?

Uma coisa muito importante e que a gente normalmente esquece é de colocar identificação no Bullet Journal. Imagina se você perde esse caderninho com sua vida toda nele? Quem encontrar não vai saber de quem é, nem como te encontrar para devolver.
Então, coloca pelo menos seu nome, telefone e e-mail. Pode ser que você nunca perca, mas antes prevenir do que remediar.

- Onde encontrar inspirações e ideias?

O melhor lugar, disparado, para encontrar inspirações e ideias de collections diferentes para fazer é o Pinterest. Pesquisa Bullet Journal por lá e vai salvando em um painel, fica muito mais fácil para encontrar depois.

- Onde encontrar cadernos e canetas?

Na maioria das cidades, inclusive a minha, as papelarias tem pouca opção de itens que fujam do basicão (caderno pautado, caneta comum, alguns papéis), então a gente precisa recorrer a lojas online. Das que eu conheço, a que eu mais recomendo pelo preço + frete baratos é a Grafitti Artes, que é onde eu compro meus materiais de desenho e aquarela também. Lá tem cadernos pontilhados e quadriculados, além de um monte de tipos de caneta e washi tape.
Vale a pena olhar em outras lojas também, como a Kalunga, Saraiva, etc, porque pode estar rolando uma promoção.

Acho que, no geral, é isso. Conversei com algumas pessoas para tentar tirar o máximo de dúvidas no Post, mas se você ainda ficar com alguma dúvida, fique à vontade para me mandar uma mensagem pelo meu instagram.

7 comentários:

  1. Tenho um mas confesso que dou pouca atenção. Quando estava a trabalhar tinha o cuidado de anotar tudo, porém entrei de férias e está a ser um desastre total. Também não tenho muito jeito para desenho por isso todos os meses tenho uma maneira diferente de preenchê-lo e aborreço-me facilmente. Uma grande complicação, resumindo. Gostei imenso do post. Beijinho, Dezoito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus haha
      Quando é assim, não tem jeito, o Bullet não atende!

      Excluir
  2. eu adoro o sistema pq é totalmente adaptável a necessidade de quem usa, da pra personalizar do jeito que a gente quiser pra ajudr a organização. adorei suas dicas pra quem está começando

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm!
      Acho que a melhor parte dele é justamente essa: cada Bullet Journal é diferente e cabe direitinho o que cada pessoa precisa!

      Excluir
  3. Olá
    Eu simplesmente amo o Bullet Journal, mas confesso que não tenho muitas das coisas que são consideradas essenciais, como Índice e Key. Pra mim não funciona e não adianta nem tentar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim a key também não funciona, nem o monthly log, mas estou fazendo uma experiência com o índice para ver se ele fica ou sai do meu Bujo kk

      Excluir
  4. Olá! Tudo bem?
    Achei incrível seu post, bem direto, mas útil.
    Acabei de ler o livro "O método Bullet Journal", do Carroll e fiquei ainda mais apaixonado pelo método. E o quanto ele vai além de um caderno enfeitado. A flexibilidade do Bujo é uma das melhores características dele.

    E sobre o bullet no Evernot eu confesso que não é muito minha cara, pois sou muito manual mesmo. Mas acredito que você devesse postar, sempre tem quem queira. Vou gostar de conhecer.

    Bjão,

    Diego França
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir

Instagram