Sobre a gratidão e uma vida menos acelerada + planner gratuito

Ilustra da Punziella
O tópico gratidão tem aparecido tanto pra mim, em tantos cenários, com pessoas tão diferentes, que acho que é um sinal cósmico para falar sobre isso, então, se o Universo quer que eu fale sobre gratidão, vamos lá.
Eu estou tentando arduamente me tornar adepta de um movimento/estilo de vida chamado slow living, que prega um aproveitamento maior das coisas findas da nossa vida, é um jeito de viver com mais calma, com consciência e responsabilidade em relação ao nosso consumo, relacionamentos, etc.

A prática do Slow Living procura não só o caminho de tranquilidade, o tempo de descanso, tempo para o trabalho e para a família, mas também como ter tempo para nós mesmos. É para quem acredita em um estilo de viver mais humano, priorizando a qualidade dos momentos. - Revista donna

E essa busca por uma vida mais leve, e mais feliz, tem uma relação muito íntima com a gratidão. Particularmente não vejo nenhum cenário possível em que se consiga adotar o slow living sem ser grato pelo que se tem e, mais importante, pelo que se é.
Vocês não tem noção de como eu sou grata pela pessoa que eu sou e pela pessoa que eu me torno a cada dia. Também sou grata pela minha busca constante em melhorar como pessoa e por mais uma tonelada de coisas. Acho que dou conta de gastar duas mil palavras só listando tudo aquilo pelo qual agradeço.
Agradecer e reconhecer o que temos, somos e vivemos, nos deixa mais leve, mais consciente do que fazemos e do que acontece ao nosso redor, nos deixa mais felizes. E, sério, isso é lindo. Eu já disse isso e repito quantas vezes aparecer oportunidade: não existe nada melhor do que viver um momento que é tão incrível que você para e agradece pelo que está vivendo.
E isso, excelentíssimos, é o slow living, pelo menos pra mim.
Falando assim fica muito bonito, né? Muito poético. Mas, gratidão é um exercício diário. Não é simplesmente decidir ser grato e fechou. Eu costumo escrever quase diariamente as coisas pelas quais eu sou grata e as coisas que eu quero mudar, mas isso é porque mantenho um diário.
Ter o hábito de pensar no que somos gratos, como qualquer outro hábito novo, é um saco. Para deixar esse começo um pouquinho menos chato, eu fiz um planner bonitinho pra você baixar de graça e começar a praticar a gratidão e segue os passos:
  1. Imprime o planner
  2. Separa um minutinho do seu dia para escrever
  3. Faz um café, um chazinho ou um suco
  4. Senta e escreva pelo que você foi grato
O planner tem 30 linhas, numeradas, cada linha é um dia. Faça esse exercício e você vai perceber que, até nos dias mais ruins, acontecem coisas boas e vale muito a pena ser grato por isso.

28 comentários:

  1. Olá,
    Achei a ideia maravilhosa.
    E ainda mais, trás essa reflexão para as coisas ruins, que as vezes, são aprendizados importantes, mas notamos tarde demais. Eu mesma noto tanta coisa agora, de quando eu tinha quinze anos hahaha.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      É engraçado que só percebemos o quanto as coisas fazem/fizeram diferença na nossa vida muito tempo depois, né? haha
      Acho que isso rola porque precisamos nos distanciar daquele momento pra entender a importância que ele teve

      Excluir
  2. Oi, Thainá
    Confesso que sou meio rabugenta. Quando começaram a falar sobre gratidão pela primeira vez, eu achava que soava repetitivo e muito condescendente. Ainda acho isso, mas entendi que temos que agradecer a Deus, o Universo e as circunstâncias pelas coisas que acontecem na nossa vida ás vezes. Adorei o planner, é lindo!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu comecei a ver, também achei bem chato. Mas, aí, quando fui entender melhor o hábito de ser grata, achei incrível!
      E, ah, obrigada!

      Excluir
  3. Amei sua reflexão, sempre agradeço pelas coisas boas, mas agradeço ainda mais pelas ruins, quando agradecemos ao invés de reclamar tudo parece se encaixar melhor. Acho que o equilíbrio da nossa vida são nossas vibrações, quando emitimos o bem e a gratidão, eles voltam para nós também!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Penso da mesma forma, sabia? Acredito demais naquela história de que a gente colhe o que planta!

      Excluir
  4. tbm acho que devemos desacelerar um pouco nosso ritmo de vida e ser mais grato por tudo que temos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada melhor que aproveitar cada momento e ser grato por ele, né?

      Excluir
  5. Ahh que post mais inspirador, merece ser visto por muitas pessoas !

    Uma chata moderna

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu adorei conhecer sobre o slow living. Sobre gratidão, eu adotei o habito de todo dia encontrar ao menos uma coisa para ser grata. Faço isso tem mais de dois anos e é incrível perceber como é fácil ser grata pelo que tenho.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início é super difícil, né? Eu mesma esqueço de praticar esse exercício de vez em quando, mas é incrível quando consigo

      Excluir
  7. Ser grata me ajudou a ver o melhor da vida, a perceber as coisas mais importantes, me senti mais feliz ♥ Lindo post
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa maravilhosa ♥
      Ainda estou começando nessa prática, mas também estou me sentindo bem mais feliz!

      Excluir
  8. Hey Thainá! Tudo bem?
    E olha que não é difícil praticar esse estilo de vida. Eu tô tentando ser assim desde o início do ano, mas nem sabia que se chamava slow living kkk
    Obrigada por comentar lá blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Thamiris!
      Eu estou achando super difícil kkk
      Minha vida é sempre uma correria louca, mudar isso tem sido um desafio

      Excluir
  9. Que lindo esse planner da gratidão. Eu agradeço todos os dias à noite. Com certeza purifica a alma e deixa nossos dias mais leves.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Monique!
      Deixa mesmo, viu? Nos dias que pratico esse exercício, me sinto bem mais leve

      Excluir
  10. Amei o post. A gente sempre se apega as coisas ruins, acontece uma coisa ruinzinha e a gente já acha que estragou todo dia, só que temos que sempre ver as coisas e agradecer.
    Já quero praticar o hábito de agradecer todos os dias
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É engraçado que as coisas ruins, às vezes, acabam trazendo coisas boas pra nossa vida também, mas só vemos isso depois de um tempão kkk
      Espero que esse hábito só te traga coisas boas ♥

      Excluir
  11. Olá, como vai!?

    Gratidão é um exercício diário, como também fazemos para sermos melhores com quem somos. Coisas desse tipo não se transformam da noite para o dia e de fato é um fazer diário. Depois que li sobre Gratidão, de fato fiquei atento a isso e desejando ter um estilo de vida assim também para recamar menos e agradecer mais.

    Vou salvar esse planner fofo para escrever também. Eu estou apaixonado pelo blog - de verdade! -, virei sempre que possível aqui. Imagens lindas, textos incríveis.

    Bjão,
    Diego França | Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego!
      Antes de tudo: muito obrigada ♥
      Fico feliz e grata demais que você gostou do planner e do blog!
      Acho que tentar ser mais grato é a melhor coisa que podemos fazer, muda MESMO a forma que vemos o mundo ao nosso redor

      Excluir
  12. Oi, Tha

    O ser humano é essencialmente egoísta, quase tudo ao nosso redor "força" a prática do individualismo e ao final do dia acabamos esquecendo que gratidão é algo libertador. Adorei esse conceito de slow living, ainda não tinha lido nada a respeito.
    Que fofa a ideia do planner, obrigada pela ideia!!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Tamires!
      E eu super concordo com você: agradecer nos deixa menos egoístas com certeza. Acho que faz com que a gente pense um pouco mais nos outros também

      Excluir
  13. Saber agradecer todos os dias é mesmo um exercício que deve ser feito constantemente e que requer alguma prática. Antes não conseguia fazer isso, mas hoje é-me bem mais fácil. Gostei imenso da tua iniciativa ao disponibilizares um planner para auxiliar quem ainda não está guiado nisso. Beijinho, Dezoito

    ResponderExcluir
  14. É um exercício um pouquinho difícil, né? Ainda estou tendo dificuldade, mas como todo hábito, a gente se acostuma com o tempo.
    E muito obrigada! Espero que o planner ajude quem, como eu, ainda está começando com a gratidão ♥

    ResponderExcluir

Instagram